28 outubro, 2008

TIKO LEE

Do poeta Leônidas de Sou­za, o Tiko Lee, para o Grêmio Osasco:

Eu vou cantar o GEO.
A minha alegria é complea.
O caculinha de Osasco
é o maior time do planeta.

A alegria das alegrias,
na bola assim eu sou.
Futebol, beleza e força
e o grito de gol faz
com que para o GEO eu torça

Sou igual a ti, GEO.
De ti tentam arrancar as vitórias,
o brilho resplandescente
da conquista;
de mim arrancam versos.

E eu os declamo assim:
GEO! GEO!

As alegrias que
deveras sente, GEO,
sinto-as também.
Alegria de quem
cobiça as vitórias.
O seu valor é incalculável,
de alegrias inefáveis e
vitórias incontáveis.

E a bandeira verde,
vermelha e branca, GEO,
que te cobre,
a cada dia te deixa mais nobre.
O futebol é feito de mil cores,
mas só essas três cores
são os meus amores,

Por sustentar as vitórias,
o teu passado, presente e futuro
sempre serão de mil glórias.

Eu vou cantar Grêmio Osasco
no minério deste verso.
O caçulinha do planeta bola
é o maior time do universo.

26 outubro, 2008

GRÊMIO OSASCO X BARRETOS - DERROTA FORA

Na última sexta, 24, em partida válida pelo Campeonato Paulista de Futebol – Série B, o Grêmio Osasco foi a Barretos, onde foi derrotado pela equipe local pelo placar mínimo, com gol anotado por Thiago, aos 16 minutos da etapa final. Na outra partida do Grupo 11, o Batatais venceu o Guaçuano pelo placar de 3 a 0 e garantiu matematicamente sua vaga na Série A3 em 2009.

Vindo de três derrotas consecutivas, não restava outra alternativa aos locais senão partir para o tudo ou nada. E foi isso o que aconteceu. Logo aos 2 minutos de jogo, o Barretos criou sua primeira chance de gol. Em bola cruzada na área, Thiago subiu mais que a zaga e cabeceou perigosamente. A bola rebatida por Igor sobrou para Cristiano, mas o goleiro osasquense se recuperou a tempo de se atirar aos pés do atacante para evitar o gol adversário.

Somente aos 12 minutos o Grêmio Osasco deu seu primeiro chute ao gol. Edinho recebeu lançamento na intermediária e, livre de marcação, teve tempo de ajeitar e bater para o gol, mas a bola subiu muito e não levou perigo à meta defendida por Renan.

O Barretos continuou na pressão, com jogadas sempre articuladas pelo excelente meio-campista João Henrique, que sofria forte marcação de Renato, às vezes faltosamente. Na cobrança de uma destas faltas, o ala Péricles subiu livre de marcação e cabeceou à direita de Igor, assustando o goleiro osasquense.

A equipe local ficava a maior parte do tempo com a bola nos pés, mas esbarrava na forte marcação. Quando retomava a bola, a equipe do técnico Toninho Moura tentava articular rápidos contra-ataques, mesmo sentindo a falta de seus principais atacantes (Dedé e Daniel, suspensos por terem tomado o terceiro cartão amarelo no jogo passado, juntamente com o capitão Carlão). Num desses contra-ataques, aos 30 minutos, Edinho chutou de fora da área, para grande defesa de Renan. Quatro minutos depois, o camisa dez osasquense cruzou a bola na medida para Léo, que dominou no peito e bateu forte. A bola tinha direção certa, mas foi desviada para escanteio pelo zagueiro barretense.

Aos 36 minutos, veio a resposta do Barretos: Aluísio cobrou falta com perfeição, no ângulo, e obrigou Igor a voar para espalmar à escanteio. Um minuto depois, João Henrique recebeu a bola na intermediária e a carregou até a entrada da área, onde foi derrubado por Léo. Mesmo longe da jogada, o árbitro interpretou como pênalti. Mas a estrela de Igor voltou a brilhar como no jogo passado e Negão bateu para fora, por cima das traves.

O Grêmio Osasco quase abre o placar aos 40 minutos, quando Renato bateu falta na área. Léo cabeceou bem, a bola encobriu o goleiro, mas caprichosamente bateu no travessão e saiu. E na última jogada do primeiro tempo, aos 45 minutos, reclamação geral dos locais. Negão completou de cabeça cruzamento na área osasquense. A bola bateu no travessão, no chão e voltou para as mãos de Igor. Os jogadores do Barretos alegaram que a bola tinha entrado, mas com a ajuda de seu assistente o árbitro foi firme na marcação, apontando que não.

Para botar ainda mais pressão pra cima do Grêmio Osasco, para a segunda etapa o técnico Deto de Pereira deixou seu time ainda mais ofensivo, ao tirar o ala Claudemir, mandando à campo o atacante Iaúca. Nos primeiros minutos, os locais tiveram três escanteios a seu favor, sendo o primeiro deles logo aos 11 segundos de jogo.

Mas foi o Grêmio Osasco quem, aos 3 minutos, desperdiçou chance para abrir o placar, o que poderia ter mudado a história da partida. Em rápido contra-ataque, Renato lançou Léo que deixou Hugo Vieira na cara do gol. O atacante dominou livre de marcação, mas finalizou fraco, praticamente atrasando a bola para o goleiro Renan.

Aos 14 minutos, Igor interceptou bola cruzada na área, mas ela sobrou livre para Thiago que bateu para o gol. Léo, em cima da linha, conseguiu aliviar o perigo. Mas dois minutos depois, em cobrança de falta, o mesmo Thiago aproveitou o rebote da zaga e bateu forte para o gol. Igor ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar que ela morresse dentro das redes osasquenses.

Depois do gol, o Barretos não diminuiu seu ritmo e continuou atacando. Para tentar reverter a situação, Toninho Moura mandou à campo Hugo Santos para o lugar de Hugo Vieira e Haider para o de Edinho. E foi em jogada de Haider, que poderia ter acontecido o empate osasquense. O atacante dominou a bola dentro da área, girou sobre seu adversário e quando iria bater para o gol foi travado pelo zagueiro adversário. Pênalti que o árbitro Eduardo César não marcou.

Aos 34 minutos, novo lance polêmico. Renato sofreu falta na entrada da área, mas tocou a bola para Hugo Santos. O atacante deixou Haider na cara do gol, mas quando ele se preparava para chutar, o árbitro parou a jogada: ele havia aplicado a lei da vantagem, mas se arrependeu e apitou – atrasadamente – a falta em Renato. William Lima cobrou por cima do gol, enterrando de vez as chances de empate. Daí até o final, o Barretos tocou a bola sem pressa, esperando apenas que o árbitro encerrasse a partida, com vitória que mantém a equipe ainda respirando na competição.

No próximo sábado, às 19 horas, o Grêmio Osasco volta à campo para enfrentar o Guaçuano, em Mogi-Guaçu, em busca da vitória que lhe garantirá matematicamente na Série A3 no ano que vem. No outro jogo da grupo, também no sábado, às 16 horas, o já classificado Batatais enfrenta o Barretos.

Barretos: Renan, Claudemir (Iaúca), Cléber, Diegão e Péricles. Negão, Aluísio, João Henrique e Diego Bianchini (Duane). Thiago Potiguar e Cristiano (Bruno). Técnico: Deto de Pereira.

Grêmio Osasco: Igor, Léo, Michel, Wesley, Rodrigo (João Salge) e Caio. Willames e Renato. Edinho (Haider), Hugo Vieira (Hugo Santos) e William Lima. Técnico: Toninho Moura.

Local e data: Estádio Antonio Gomes Martins (Fortaleza) – Barretos – 24/10/08

Árbitro: Eduardo César Colonaro Coelho. Assistentes: Márcio Luiz Augusto e Anderson J. Moraes Coelho. Quarto árbitro: Alexandre Pivoto Camargo.

Gol: Thiago (16’ – 2T)

Cartões Amarelos: Thiago, Aluísio, Duane e Bruno (Barretos). Wesley e Willames (GEO).
Cartões Vermelhos: Diegão (Barretos) e João Salge (GEO).

23 outubro, 2008

NA IMPRENSA

Grêmio Osasco considera positivo divisão de gols

Rafael Zito , especial para o site da FPF

O Campeonato Paulista da Segunda Divisão está entrando em sua reta final e é o momento dos clubes que brigam pelas quatro vagas para a Série A3 mostrarem o que tem de melhor para ter o direito de obter o acesso. O Grêmio Osasco fez 41 gols na competição, sendo que, esses tentos foram marcados por 15 jogadores diferentes. “Isso é um ponto positivo porque mostra que não dependemos apenas de um jogador. Esses números mostram que o conjunto prevalece e que o nosso time é coeso”, disse o vice-presidente Venilton Montini.

O artilheiro da equipe na competição é o atacante Hugo, que balançou a rede em 11 oportunidades. “O Hugo é um atacante de bastante movimentação”, falou. “Para mim a realidade é uma só. A possibilidade de um atacante fazer gol é maior porque sempre está perto do gol”, completou Montini. O segundo goleador do time do técnico Toninho Moura é o meio-campista Dedé, que fez nove gols. Aparecem com destaque também o atacante Daniel e o zagueiro Luciano, com quatro cada um.

Dos 41 gols anotados durante a competição, quatro foram neste quadrangular final. Gols estes que fazem com que, no momento, o Grêmio Osasco lidere o Grupo 11 juntamente com o Batatais, ambos com sete pontos. Na seqüência, aparecem o Guaçuano, com dois e o Barretos na lanterna com nenhum ponto ganho.

Montini falou sobre a tabela e se os números são um indício dos possíveis classificados. “Não há indício algum. É um quadrangular tiro curto e que a qualquer momento as coisas podem se alterar. Acredito que as quatro equipes ainda estão com possibilidades. Engana-se quem acha que tem alguma vantagem, por isso, precisamos tomar alguns cuidados”.

Para concluir, o vice-presidente deu exemplo do Pão de Açúcar, que lidera o Grupo 12, com seis pontos. “Na outra chave muitos diziam que o Pão de Açúcar já estava classificado. Depois que eles perderam na última rodada (Campinas 4 a 1) a situação no grupo voltou a ficar embolada”.

PROMOÇÃO JOGOS PERDIDOS

Já está rolando o 16º Sorteio JP, não perca a oportunidade de concorrer a uma camisa oficial do GRÊMIO ESPORTIVO OSASCO oferecida pela Deka Sport.

Para participar acesse www.jogosperdidos.zip.net e clic no “Sorteio JP” para responder a pergunta e boa sorte!

EQUIPE JOGOS PERDIDOS

19 outubro, 2008

CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA

Na outra partida do grupo, o Batatais venceu o Guaçuano por 1 a 0, em Batatais. Como esse resultado, o Grêmio Osasco assumiu a liderança do Grupo 11, com sete pontos, mesma pontuação do Batatais. O time osasquense, porém, leva vantagem no saldo de gols (3 a 2).

Na terceira colocação, aparece o Guaçuano, com três pontos. Praticamente sem chances de classificação, o Barretos aparece na última colocação, com nenhum ponto conquistado nesta fase final.

Próxima rodada:
24/10 - 20h - Barretos x Grêmio Osasco - em Barretos
25/10 - 19h - Guaçuano x Batatais - em Mogi-Guaçu

OS ARTILHEIROS

Dedé comemora seu gol na partida

Renato, de cabeça, dá números finais ao placar.

GRÊMIO OSASCO X BARRETOS - FOTOS










GRÊMIO OSASCO X BARRETOS - VITÓRIA EM CASA

Neste domingo, o Grêmio Osasco venceu o Barretos por 2 a 0, em partida válida pela terceira rodada da fase final do Campeonato Paulista de Futebol – Série B. Com a vitória, o time assumiu a liderança do Grupo 11 e deu um grande passo rumo à Série A3.

Como não podia ser diferente, pois necessitava desesperadamente da vitória, a equipe do Barretos partiu pra cima do onze osasquense e aos 21 segundos de jogo conseguiu seu primeiro escanteio. A pressão continuou até os 11 minutos, quando Carlão lançou Hugo Vieira que, de cabeça, tocou para Daniel O zagueiro Daniel se antecipou e protegeu a bola para a saída do goleiro. Mas na indecisão dos dois, Dedé surgiu rápido, driblou o goleiro Renan e tocou para o gol vazio.

Na seqüência, o time osasquense perdeu duas chances para ampliar o placar. Aos 17 minutos, Léo lançou Hugo Vieira que, dentro da área, driblou o zagueiro mas chutou fraco, facilitando a defesa de Renan. Três minutos depois, Renato fez grande jogada pela esquerda e chutou forte, cruzado. Hugo Vieira, dentro da área pequena, “furou” e não conseguiu desviar a bola, perdendo mais uma oportunidade.

O Barretos conseguiu chegar perto do gol osasquense somente aos 38 minutos, quando João Henrique chutou da intermediária e Igor tocou para escanteio, praticando difícil defesa. Na cobrança, porém, o goleiro afastou o perigo.

Na segunda etapa, o Grêmio Osasco voltou disposto a liquidar a partida. Logo aos 31 segundos, Léo foi bem lançado na direita, penetrou na área e encheu o pé. Renan se esticou todo e tocou para escanteio. Aos 3 minutos, Hugo Vieira disputou a bola com o goleiro. Na sobra, Daniel tocou por cobertura, mas Renan conseguiu se recuperar e realizou outra importante defesa. No minuto seguinte, Daniel foi lançado pela direita e bateu forte para nova defesa do goleiro adversário. Aos 7 minutos, a bola passou raspando a trave esquerda do gol, quando Renato pegou de primeira um rebote da defesa, depois de cobrança de escanteio.

Depois deste ímpeto inicial o Barretos equilibou a partida. Embora ficasse mais tempo com a bola nos pés, o time adversário mas não conseguia penetrar na bem posicionada defesa osasquense. E sempre que a bola era retomada, o Grêmio Osasco saia em rápidos contra-ataques, acumulando chances de ampliar o placar. O que finalmente aconteceu aos 30 minutos. Daniel foi derrubado na entrada da área. Na cobrança, Dedé colocou a bola na cabeça de Renato, que a mandou para o fundo das redes.

A vitória poderia ter sido ameaçada aos 39 minutos, quando o juiz marcou pênalti de Caio sobre Aluízio. Mas João Henrique cobrou forte, por cima do gol de Igor, que vibrou muito, juntamente com a pequena torcida presente ao estádio.

Aos 43 minutos, William (que entrou no lugar de Hugo Vieira) quase deixou sua marca. Ele recebeu a bola na entrada da área, driblou seu marcador e bateu forte, para grande defesa de Renan, que acabou sendo uma das principais figuras do jogo.

Na próxima sexta-feira, 24, o Grêmio Osasco viaja para novamente enfrentar a equipe do Barretos. A partida válida pela primeira rodada do returno acontecerá às 20 horas, no Estádio Fortaleza, em Barretos.

Grêmio Osasco: Igor, Léo (Marquinho) , Michel, Wesley, Carlão e Caio. Willames e Renato. Dedé, Hugo Vieira (William) e Daniel (Edinho). Técnico: Toninho Moura.

Barretos: Renan, Gilmar, Bira (Pereira), Diegão e Péricles. Léo Guairá, Elias Negão (Thiago), João Henrique e Aluízio. Cristiano e Duane (Iauca). Técnico: Deto de Pereira.

Local e horário: Estádio José Liberatti, Osasco, 19/10/08, às 10 horas.

Àrbitro: Paulo Roberto de Souza Jr. Assistentes: Aline Lambert e Junivan Rodrigues de Souza. Quarto árbitro: Anderson Andrade Pires.

Gols: Dedé (11’ 1T), Renato (30’ 2T).

Cartões Amarelos: Carlão, Willames, Dedé e Daniel (GEO); Aluízio (Barretos).

12 outubro, 2008

DANIEL, MAIS UMA VEZ


GRÊMIO OSASCO X GUAÇUANO - FOTOS











GRÊMIO OSASCO X GUAÇUANO - VITÓRIA E LIDERANÇA

A manhã de domingo começou tensa para a diretoria e para os jogadores do Grêmio Osasco por conta do atraso na chegada da ambulância no Estádio José Liberatti. Como determina o regulamento, o árbitro Flávio Rodrigues Guerra não autorizou que a bola rolasse até que a mesma estivesse a postos, o que ocasionou 37 minutos de atraso no início da partida contra o Guaçuano.

Dentro de campo, porém, em jogo válido pela segunda rodada da fase final do Campeonato Paulista de Futebol – Série B, o onze osasquense venceu por 1 a 0 e assumiu a liderança do Grupo 11, juntamente com o Batatais, ambas as equipes com 4 pontos ganhos e empatadas em todos os critérios.

Tomando a iniciativa de ataque, a primeira chance para o Grêmio Osasco ocorreu logo aos 2 minutos, quando o ala Léo foi à linha de fundo e cruzou na medida para Dedé soltar uma bomba, mas a bola bateu no lado de fora das redes do goleiro Jociel.

O Grêmio Osasco tentava fazer a bola rolar, mas os visitantes praticavam dezenas de faltas, tornando o jogo bastante truncado. Quando conseguiam escapar das faltas, porém, os jogadores osasquenses pecavam nas finalizações, facilitando a vida do goleiro adversário. Como aconteceu aos 20 minutos, quando Dedé foi lançado em profundidade por Luciano, dominou a pelota, passou pelo seu marcador, mas finalizou fraco, para fácil defesa de Jociel.

O gol quase saiu aos 23 minutos, quando Daniel cruzou na medida para Hugo Vieira, mas a zaga conseguiu desviar a bola para escanteio, antes que o atacante conseguisse cabeceá-la. Na cobrança, Wesley a cabeceou nas costas do zagueiro Borges, que evitou o gol osasquense.

Aos 25 minutos, Caio recuperou a bola na cobrança de escanteio e rapidamente lançou-a para Dedé. O atacante iria penetrar livre na área, mas foi puxado por Guarú, advertido com cartão amarelo. Totalmente dominado, o Guaçuano começou a apelar para as faltas violentas. Tanto que em apenas cinco minutos, mais dois zagueiros foram advertidos pelo árbitro com o cartão amarelo.

Finalmente aos 45 minutos, Renato cobrou uma falta na entrada da área e a bola se chocou com o travessão. No rebote Daniel subiu mais que o zagueiro Borges e cabeceou para marcar o gol osasquense.

Na segunda etapa, o Guaçuano voltou mais agressivo, disposto a empatar a partida. Aos 3 minutos teve sua primeira chance no jogo: em cruzamento, Roberto subiu para dividir a bola com Igor, mas o goleiro conseguiu desviá-la para escanteio. Na cobrança, Igor saiu bem do gol e afastou o perigo.

Aos 11 minutos, em cobrança de falta, a bola espirrou em Carlão, mas Igor estava atento e a desviou para escanteio. Na cobrança o goleiro soltou a bola nos pés de Kesley que, de bicicleta, a mandou por cima do gol osasquense.

O Guaçuano tomava as rédeas da partida, mas o Grêmio Osasco se defendia bem, tentando encaixar um contra-ataque, que poderia definir a vitória. Para tanto, o técnico Toninho Moura mandou a campo William no lugar de Daniel. A partir de então, o jogador foi responsável pelas principais jogadas de ataque do Grêmio Osasco. Aos 28 minutos, recebeu passe de Dedé e chutou, para grande defesa de Jociel. Aos 33 minutos, em jogada parecida, William recebeu a bola de Hugo Vieira e bateu forte, da entrada da área, obrigando o goleiro a praticar novamente uma grande defesa. E no minuto seguinte, quase que o jogador faz em belo gol: depois de driblar quatro adversários, chutou por cima das traves.

Final de partida, vitória sofrida e a liderança. No próximo domingo, 19, o Grêmio Osasco volta ao Rochdale para enfrentar o Barretos, em mais uma jogo importantíssimo nas pretensões do time de chegar à Série A3.

Ficha Técnica:

Grêmio Osasco: Igor, Léo, Luciano (Rodrigo), Wesley, Carlão e Caio. Willames e Renato. Dedé, Hugo Vieira (Haider) e Daniel (William). Técnico: Toninho Moura.

Guaçuano: Jociel, Robson, Borges, Saulo (Gilson, depois Kesley) e Guarú. Mauro, Guilherme (Willians), Roberto e Everton. Mineiro e Tiago Galo. Técnico: João Batista.

Data e local: Estádio José Liberatti – Osasco – 12/10/08

Árbitro:Flávio Rodrigues Guerra. Assistentes: Márcio Luís Augusto e Sérvio Antonio Bucioli. Quarto árbitro: Jenkis Barbosa dos Santos.

Gol: Daniel (45’ 1T)

Cartões Amarelos: Wesley (GEO); Guarú, Borges e Mauro (Guaçuano).

08 outubro, 2008

NA IMPRENSA

O GEO está seguro, garante Emidio

Por Márcio Silvio - Diário da Regiao

Reeleito, prefeito sustenta a continuidade do projeto para levar o futebol profissional à elite paulista nos próximos quatro anos.

Diferente das demais modalidades do esporte osasquense, o futebol profissional temia pelo cartão vermelho caso houvesse mudança de prefeito. O Grêmio Esportivo Osasco foi criado no final do passado e sob a chancela de Emidio de Souza, sinal que poderia ser motivo de degola caso o prefeito não permanecesse no cargo.

Mas a reeleição tranquiliza a diretoria e todo elenco, que no próximo fim de semana joga pela segunda rodada do octogonal da segunda fase do Campeonato Paulista. “O GEO está seguro”, diz o prefeito, reafirmando o projeto para a elite paulista. “Nos próximos quatro anos vamos chegar lá”, garantiu com olhar vencedor. O receio da diretoria era elementar: a história do futebol osasquense mostra que a ausência de compromisso por parte da prefeitura foi o grande carrasco para que nada desse certo dentro das quatro linhas.

Mas neste ano os fatos são outros e, como nunca se dera, o futebol está cem por cento amparado pelo poder público. Assim, o que aconteceria com tudo isso caso Emidio não permanecesse? No entanto, essa questão está resolvida para o GEO, e a diretoria volta a se concentrar unicamente na bola.

O Grêmio Esportivo Osasco começa bem a terceira fase da segunda divisão, precisando agora de nove do quinze pontos em disputa na terceira fase - restam apenas cinco rodadas.

NA IMPRENSA

Grêmio Osasco considera empate na estréia como bom resultado

Rafael Zito , especial para o site da FPF

O Grêmio Osasco trabalhou o condicionamento físico nesta segunda-feira na volta aos treinos visando a segunda rodada da terceira fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. O time do técnico Toninho Moura empatou por 1 a 1 contra o Batatais, em Batatais. O vice-presidente Venilton Montini falou sobre o desempenho e do resultado obtido. “Para quem pensa em se classificar, o resultado foi bom porque foi fora de casa contra um time de muita qualidade”.

Na seqüência da Segundona, o Grêmio Osasco fará duas partidas dentro de casa. Os adversários serão Guaçuano e Barretos, respectivamente. Se empatar fora de casa é um bom resultado, para Montini, jogando como mandante apenas um resultado interessa. “Precisamos fazer a lição de casa. Quem quer subir precisa vencer os jogos em casa”. O treinos táticos e técnicos começam nesta terça-feira em dois períodos.

O próximo compromisso da equipe é o Guaçuano, equipe que estreou com uma goleada por 4 a 0 sobre o Barretos. “O Guaçuano teve uma vitória maiúscula na estréia. Não acompanhei a partida, no entanto, foi um resultado expressivo que significa que tiveram uma boa largada”, disse Montini. A partida entre Grêmio Osasco e Guaçuano será no próximo domingo, às 10h, no estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco.

06 outubro, 2008

GRÊMIO OSASCO X BATATAIS - EMPATE FORA DE CASA

Por Ricardo Silva

O Grêmio Esportivo Osasco começou muito bem sua caminhada na terceira fase (quadrangular) do Campeonato Paulista de Futebol - Série B. Jogando na cidade de Batatais empatou com a equipe local em 1 a 1 na tarde abafada de sábado (04), véspera das eleições municipais.

O Estádio Dr. Osvaldo Scatena contou com um bom público para esta primeira rodada do Grupo 11. Ao fim da jornada inicial GEO e Batatais ficaram em segundo lugar, com um ponto cada, ao passo que o Guaçuano é líder, pois goleou ao Barretos em casa por 4 a 0.

Adotando a postura de mandante o Batatais foi o primeiro a atacar. Aos cinco minutos Tiago Silva bateu falta com perigo contra o gol do osasquense Igor. Aos oito minutos veio a resposta com o chute cruzado do meia Renato. Dois minutos depois Dedé cruzou, Hugo Vieira desviou e o goleiro local Matheus fez grande defesa.

Após vários minutos sem ataques ameaçadores o GEO assustou aos 24, com cruzamento de Dedé que enganou a zaga e quase entrou, se não fosse a defesa de Matheus. Empurrado pela torcida o Batatais passou a atacar com eficácia; aos 26 Emerson cabeceou bola na trave, mas aos 27 não teve jeito, quando Alex recebeu cruzamento da direita e, na pequena área, desviou com o pé. 1 a 0 Batatais.

Mas não era só isso. Dois minutos após o gol, em vacilo da zaga osasquense, Emerson quase aproveita. Após todos esses lances o jogo experimentou nova tranqüilidade, até que, aos 38, Dedé bateu forte de fora da área; Matheus deu rebote e Daniel bateu a gol, mas seu chute foi desviado pela zaga, causando escanteio.

Aos 40 minutos o Grêmio Osasco aproveitou espaço na zaga adversária e encaixou excelente contra-ataque pela direita. Daniel pegou a bola sozinho na corrida e, com muito sangue frio, tocou por baixo de Matheus e empatou o jogo em 1 a 1. Na comemoração o camisa 11 osasquense ironizou a torcida local, colocando a mão no seu ouvido querendo ouvir o barulho dos fãs adversários.

No segundo tempo quem começou atacando foi o Grêmio Osasco. Hugo Vieira recebeu na área, pela direita, driblou Matheus, mas perdeu o ângulo para finalizar. Depois, em ataque dos locais, Michel fez falta e recebeu amarelo. Na cobrança Alex bateu mal, sem impressionar.

Dos 15 aos 19 minutos o GEO chegou a fazer uma blitz na área do Batatais, com uma seqüência de duas faltas batidas nos flancos e um cruzamento perigoso. Mas a resposta veio no mesmo minuto 19, quando Serginho cabeceou tirando tinta do travessão. Aos 24 novo ataque de Osasco, com Caio fazendo um bom cruzamento, que não foi aproveitado pelo ataque.

Aos 30 o lance de maior perigo batataense. Anderson Taubinha recebeu bola pelo alto e cabeceou para baixo; o goleiro Igor fez uma dificílima defesa, salvando em cima da linha; no rebote Moretto chutou na pequena área, mas contou com levíssimo desvio de Michel, evitando o segundo gol do Batatais.

Mais ataque local aos 37, com Moretto batendo falta nas mãos de Igor. Aos 40 nova finalização de Moretto, e outra defesa segura do guarda-metas osasquense. O GEO demorou, mas voltou a atacar ao fim da partida. Aos 41 minutos Hugo Santos - que entrou no lugar de Hugo Vieira - insistiu com a bola no ataque; o zagueiro Evandro tentou afastar, mas a pelota bateu no atacante osasquense e, por pouco, não encobriu Matheus, que ainda conseguiu subir e defender. Aos 42 Caio levantou na área e Hugo Santos tocou de cabeça. Matheus voou para desviar a bola e evitou a virada do GEO em pleno Osvaldo Scatena.

Antes do fim da partida Hugo Santos se contundiu e teve que deixar o campo, sendo substituído - o que preocupou a comissão técnica osasquense. Apesar desse contratempo o jogo terminou com a igualdade, muito festejada pelos jogadores do GEO.

Destaque para a excelente arbitragem de Wilson Luiz Seneme, que faz parte do quadro da FIFA. O paulista comandou o jogo de forma correta e saiu elogiado por ambos os times - algo raro no futebol profissional.

Na próxima rodada, a segunda do Grupo 11, o Grêmio Osasco duela com o Guaçuano em casa, no Estádio Pref. José Liberatti, às 10 horas do domingo, 12. Uma vitória coloca os osasquenses na liderança deste quadrangular.

Escalações:

Batatais: Matheus; Romarinho, Anderson Taubinha, Evandro e Serginho; Tiago Silva (Romerito), Sílvio, Luís Mário (Rodolfo) e Alex (Moretto); Emerson e Baiano. Técnico: André Oliveira

Grêmio Osasco: Igor, Léo (Marquinho), Michel, Wesley e Caio; Carlão, Willames e Renato; Dedé, Hugo Vieira (Hugo Santos, e depois Willian Cardoso) e Daniel . Técnico: Toninho Moura.

Local: Estádio Dr. Osvaldo Scatena (em Batatais)
Data: 04/05/08, às 15 horas

Árbitro: Wilson Luiz Seneme
Assistentes: Marcos Joel Alves e Edvânio F. Duarte
Quarto Árbitro: Marcelo Duarte

Gols: Alex (27'-1T, 1-0); Daniel (40'-1T, 1-1).

Cartão Amarelo: Tiago Silva e Sílvio (Batatais); Michel e Willames (Grêmio Osasco)

03 outubro, 2008

TORCEDOR ILUSTRE



Foto: Edson Dário - Diário da Região

NA IMPRENSA

Primeiro lugar não beneficia GEO na terceira fase do Campeonato Paulista

Por Márcio Silvio - Diário da Região

Campeão do grupo 7 na segunda fase, time é desconsiderado no cruzamento de adversários na rodada incial do octogonal final.

Amanhã começa a ca­mi­nha­da­ final do Grêmio Esportivo Osas­co rumoa à série A3 da pri­mei­ra divisão do Campeonato Pau­lista. Os oito classificados da segunda fase da segundona ini­ciam o duelo que promoverá os quatro primeiros para a A3. O principal objetivo do time osas­quense, portanto, é o acesso. Uma vez entre os se­mi­fi­nalistas, en­tão a briga pelo tí­tu­lo entra co­mo objetivo con­se­qüente.

Mas por ora, ninguém fala nou­tra coisa no reduto do GEO - só no acesso. E amanhã a estréia no octogonal final é fo­ra­ de casa. Mas a diretoria osas­quen­se está bicuda porque a Fe­de­ração Paulista não con­si­dera o primeiro lugar do GEO no gru­po 7 da segunda fase.

No cru­zamento re­gu­la­men­tar do gru­po 11 da terceira fase, o pri­mei­ro colocado pegaria o úl­timo. Assim, como primeiro do 11, Osasco teria pela frente o Guaçuano - classificado em se­gundo lugar no grupo 10 da fa­se anterior. Mas não será as­sim. A FPF não considera o sis­te­ma de classificação, mas o de pon­tuação - faz a média dos pon­tos nas duas fases anteriores.

E dessa mágica é que Osas­co perde o favoritismo, dando lu­gar ao Barretos, terceiro co­lo­cado no grupo mas que, na mé­dia de pontos das outras fa­ses leva vantagem sobre o GEO. Por­tanto, apesar de líder do gru­po 11, Osasco não joga sob esse be­nefício. E quem pega o Gua­çua­no em jogo da tevê, por­tanto, é o Barretos.

A estréia do GEO, por con­ta disso, será contra o Batatais, se­gundo do grupo - jogo na casa do adversário. No grupo 12, tu­do normal - o líder Campinas jo­ga contra Itaim, o quarto co­lo­cado. A diretoria osasquense só não bronqueou porque não per­deu o mando de jogo da úl­ti­ma rodada do octogonal - pos­si­velmente, a partida que de­ci­di­rá a vaga. “Agora é tiro curto e precisamos tomar alguns cui­da­dos e termos atenção porque a recuperação é mais difícil”, ad­ver­tiu Venílton Montini, su­per­vi­sor do GEO.


JOGOS DO GEO

1a rodada - amanhã x Batatais - em Batatais
2a rodada - dia 12 x Guaçuano - em Osasco
3a rodada - dia 19 x Barretos - em Osasco

RETURNO

1a rodada - dia 24 x Barretos - em Barretos
2a rodada - 1o de novembro x Guaçuano - em Mogi-Guacu
3a rodada - dia 9 x Batatais - em Osasco

02 outubro, 2008

TABELA DOS JOGOS

Por Ricardo Silva

Após alterações na tabela inicialmente divulgada, a Federação Paulista de Futebol publicou a relação definitiva de jogos do Grêmio Esportivo Osasco na Terceira Fase do Campeonato Paulista de Futebol - Série B.

Inicialmente o GEO enfrentaria ao Guaçuano, em Mogi-Guaçu, às 19 horas de sábado (04), com transmissão da televisão. Porém, adotando o critério da média de pontos (divisão dos pontos obtidos na soma das duas fases anteriores pelo número total de jogos disputados), chegou-se à conclusão que o GEO teve a segunda melhor campanha na Série B, dentre os componentes de seu Grupo, o de número 11. Segundo os critérios adotados, a melhor campanha desta chave pertence ao Barretos.

A configuração estabelecida para a rodada inicial foi que a equipe de melhor campanha (Barretos) pegasse a de pior desempenho (Guaçuano), deixando o segundo (GEO) enfrentar ao terceiro (Batatais). O primeiro jogo do GEO, portanto, será em Batatais, contra a equipe local, às 15 horas, sem transmissão da televisão. O dia permanece o mesmo: sábado, 04.

A média foi adotada pois Barretos, Batatais, Guaçuano (no Grupo 11) e Américo (no Grupo 12) jogaram menos partidas que os demais clubes (GEO, Pão de Açúcar, Red Bull e Campinas). Contudo as chaves que as equipes com menos partidas encararam eram de nível técnico mais baixo do que os desafios daqueles que tiveram mais jogos.

Apesar do critério seguir a lógica, o fato do GEO ter terminado as duas fases iniciais em primeiro lugar não foi considerado para lhe dar maior vantagem, ficando uma sensação de injustiça para o clube osasquense. Ao menos, pelo critério adotado, a equipe osasquense terá a vantagem de jogar a última rodada em casa.

Vejam abaixo como ficou a tabela do GEO em um dos quadrangulares que garante duas vagas à Série A3 de 2009:

04/10 (sábado) - 15:00 - Batatais x GEO - Estádio Dr Osvaldo Scatena, em Batatais
12/10 (domingo) - 10:00 - GEO x Guaçuano - Estádio Pref. José Liberatti, em Osasco
19/10 (domingo) - 10:00 - GEO x Barretos - Estádio Pref. José Liberatti, em Osasco
24/10 (sexta) - 20:00 - Barretos x GEO - Estádio Fortaleza, em Barretos
01/11 (sábado) - 19:00 - Guaçuano x GEO - Estádio Alexandre A. Camacho, em Mogi Guaçu
09/11 (domingo) - 10:00 - GEO x Batatais - Estádio Pref. José Liberatti, em Osasco

A seguir a média de pontos das oito equipes classificadas para os quandrangulares, com o respectivo número de partidas:

1º - Pão de Açúcar - 2,08 pontos (50 pontos em 24 partidas)
2º - Barretos - 2 pontos (44 pontos em 22 partidas)
3º - Campinas - 2 pontos (48 pontos em 24 partidas)
4º - GE Osasco - 1,75 ponto (42 pontos em 24 partidas)
5º - Red Bull - 1,71 ponto (41 pontos em 24 partidas)
6º - Batatais - 1,68 ponto (37 pontos em 22 partidas)
7º - Guaçuano - 1,59 ponto (35 pontos em 22 partidas)
8º - Américo - 1,54 ponto (34 pontos em 22 partidas)

Por fim as classificações de cada equipe nas duas primeiras fases (notem que apenas GEO e Campinas foram os únicos a se qualificarem em primeiro lugar nas duas fases):

Pão de Açúcar: 2º no Grupo 05 e 1º no Grupo 10
Barretos: 1º no Grupo 02 e 2º no Grupo 08
Campinas: 1º no Grupo 06 e 1º no Grupo 08
GE Osasco: 1º no Grupo 05 e 1º no Grupo 07
Red Bull: 2º no Grupo 06 e 2º no Grupo 09
Batatais: 4º no Grupo 02 e 1º no Grupo 09
Guaçuano: 4º no Grupo 03 e 2º no Grupo 10
Américo: 2º no Grupo 02 e 2º no Grupo 07
Grêmio Osasco iniciou treinos de olho no Batatais

Por Rafael Zito - do site da FPF

O Grêmio Osasco começou a trabalhar com bola nesta quarta-feira. Depois de voltar aos treinos na terça-feira fazendo trabalhos físicos, o técnico Toninho Moura deu inicio aos trabalhos técnicos visando o confronto diante do Batatais, pela abertura da terceira fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Sobre o adversário, Moura declarou que ainda não tem muitas informações. “Vou começar a mexer com isso. Já tenho algumas informações, assisti o jogo deles contra o Brasilis e vou procurar saber mais informações com alguns amigos. No entanto, além de saber sobre o rival também vou cuidar do nosso aqui, senão, não adianta”.

Classificado com a primeira posição do Grupo 07, com 15 pontos, o Grêmio Osasco fará sua estréia atuando como visitante diante do Batatais. Jogando fora de casa, o time de Osasco disputou 12 jogos e teve um retrospecto acima da média. Foram sete vitórias, um empate e quatro derrotas, o equivalente 58,3% dos pontos disputados. O jogo deve ser bastante disputado, já que o Batatais também tem ótima campanha como mandante. Em 12 partidas, o Batatais conquistou oito vitórias, um empate e sofreu duas derrotas. Os adversários que derrotaram o Batatais foram o Red Bull e o Barretos, equipes que também continuam na briga pelo acesso.

Somando as duas fases, o Grêmio Osasco somou 42 pontos, a quarta melhor campanha das equipes que avançaram para a terceira fase. Sobre favoritismo, Moura declarou que é difícil falar sobre isso, porém, adotou um critério. “Para mim os favoritos são as equipes que fizeram mais pontos somando todas as fases”, disse. Adotando este critério, apenas três times estão com campanha superior ao Grêmio Osasco. O Pão de Açúcar, com 50 pontos, o Campinas, com 48 e o Barretos com 44. A partida entre Batatais e Grêmio Osasco será no próximo sábado, às 15h, no estádio Dr. Osvaldo Scatena, em Batatais.