02 julho, 2008

DO JORNAL DIÁRIO DA REGIÃO

Osasco garante vaga antecipada à 2ª fase

Domingo no Rochdalão, Grêmio Esportivo Osasco faz 3 a 1 no Guarujá, reassume a liderança do grupo 5 e a classificação.

Márcio Silvio

Vitória e vaga garantida para a próxima fase do Campeonato Pau­lista da Segunda Divisão. O Grê­mio Esportivo Osasco es­ban­jou favoritismo na quarta ro­da­da do returno da primeira fa­se­ contra o Guarujá, 3 a 1 no es­tádio do Rochdale. Domingo de manhã, a bola foi toda do GEO, que com o resultado reas­su­me a liderança do grupo 5 e, de quebra, antecipa a clas­si­fi­ca­ção à segunda fase.

Mas nada foi assim tão fácil. O Guarujá entrou fervendo pa­ra­ o jogo e logo aos 7 minutos o atacante Buiú perde a es­por­ti­va e agride o habilidoso Dedé com a bola. O árbitro Milton Et­suo Bellerini não dá mole e ex­pulsa o nervosinho - é que o ata­cante do GEO estava ainda no chão, pois sofrera falta dura.

Apesar de o adversário per­der­ um homem, o time osas­quen­se demorou para engatar a quinta marcha. As jogadas pi­po­cavam na intermediária e qua­se nenhuma ameça ao gol do Guarujá. Só aos 18 minutos acon­tece a primeira grande jo­ga­da, com o zagueiro Wesley to­can­do de cabeça e por co­ber­tu­ra. Depois, só aos 32 minutos e de forma fatal: Paulinho rou­ba­ a jogada na intermediária e le­va o ataque osasquense para a área do Guarujá. Na ha­bi­li­da­de, lança para Edinho que che­ga pela esquerda e no tempo cer­to - ele devolve na medida pa­ra Paulinho, que agradece e so­be no costado da zaga para fu­zilar de cabeça no canto di­rei­to do goleiro Russo, 1 a 0.

Mas Paulinho subiu demais pa­ra o gol e também para a re­bel­dia. Depois disso o jogador acu­mulou dois cartões amarelos em seguida e acabou expulso. Tu­do equilibrado em número de homens, e o Guarujá quase em­pata na última jogada do pri­mei­ro tempo - Bahia fica livre pa­ra finalizar, mas na hora ele tro­peça e se perde todo.

Na etapa final, pressão osas­quen­se de cara: aos 30 se­gundos o ataque sobe com Hugo Vieira, que aciona Dedé - o tiro sai for­te­, mas por cima do gol. Dois mi­nutos depois, Dedé retribui a gentileza e deixa Hugo Vieira den­tro da área - mas na hora de bater a zaga trava o chute. A pressão continua, e Dedé dis­pa­ra torpedo de fora da área, mas Russo impede o gol. O Gua­ru­já responde aos 7 mi­nutos com o meia Adílson, que apro­vei­ta cruzamento do la­te­ral De­ner para tocar de ca­be­ça­ - o go­leir­o Leandro vê a bola ex­plodir na trave direita. Mas aos 13 mi­nu­tos o time da casa mar­ca ter­ri­tório com Dedé lan­çan­do o la­teral Marquinhos pe­la­ direita: a bo­la é cruzada para o esperto Hu­go Vieira, que se li­vra da mar­cação e finaliza com ca­te­go­ria, Osasco 2 a 0.O Guarujá esboça reação aos 21 minutos quando o vo­lan­te Flávio comete penalidade no atacante Davi. Adílson vai pa­ra a cobrança e desconta no Roch­dalão, 2 a 1. Irritado, De­dé­ compra a bronca e faz gran­de­ jogada que deixa o lateral Mar­quinhos na cara do gol - ele to­ca na saída de Russo e amplia, GEO 3 a 1.

Mas o volante Flávio, que ha­via tomado amarelo na pe­na­li­dade, aos 35 minutos recebe o segundo e, portanto, é expulso e desfalca o Grêmio Osasco nos instantes finais. A partir daí o Guarujá tentou crescer no jo­go­, mas o GEO conseguiu se­gu­rar o placar até o apito final e comemorar a classificação.

Nenhum comentário: