06 julho, 2008

GRÊMIO OSASCO X PÃO DE AÇUCAR - EMPATE E CLASSIFICAÇÃO

Neste sábado, 05, o Grêmio Osasco foi até Embu das Artes para enfrentar a equipe do Pão de Açúcar, em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Paulista de Futebol. E saiu de lá com um emocionante empate em 2 a 2, o que lhe garantiu matematicamente a passagem para a próxima fase. As duas equipes realizaram uma partida digna de dois líderes.

O Grêmio Osasco entregou seu cartão de visita logo no primeiro minuto de jogo, quando Hugo Vieira tocou para Dedé, que bateu da entrada da área por cima do gol. O Pão de Açúcar respondeu dois minutos depois, quando o zagueiro Danilo Barros completou de cabeça por cima do gol uma cobrança de falta no lado direito do ataque.

Nessa altura da partida, o Pão de Açúcar tocava a bola com técnica refinada, com a pelota passando de pé em pé, quase sem erros de passes. Mas encontrava resistência na raça e eficiente marcação da defesa osasquense.

Aos 30 minutos, porém, o atacante Sérgio conseguiu se livrar de seu marcador, foi à linha de fundo e encontrou Rafael livre para bater forte, sem chances de defesa para Leandro. Pão de Açúcar 1 a 0 no placar!

O gol desconcentrou o Grêmio Osasco, que até o final do primeiro tempo viu sua meta ser ameaçada por mais duas vezes: aos 37 minutos, quando Rafael chutou e a bola cruzou toda extensão da área, sem que ninguém conseguisse chegar. E aos 42 minutos, quando o volante Carlão escorregou na jogada, mas conseguiu se recuperar antes que o perigoso atacante Sérgio saísse sozinho na cara do gol.

A conversa no vestiário fez bem ao time osasquense. Se na primeira etapa a equipe não conseguiu criar nenhuma chance clara de gol, logo aos 2 minutos do segundo tempo o ala Éder lançou Dedé em profundidade, que tocou na saída do goleiro Washington. Mas o assistente levantou sua bandeira e o árbitro invalidou o lance, para protesto da ruidosa torcida osasquense, presente no Estádio Hermínio Espósito, que já comemorava o gol anulado. Aos 5 minutos, num cruzamento vindo do lado esquerdo do ataque, Dedé apareceu livre mas tocou a bola por cima das traves, na chance mais clara de gol até este momento da partida.

Aos 9 minutos o Pão de Açúcar respondeu: Sérgio lançou Rafael dentro da área, mas o goleiro Leandro estava atento e conseguiu espalmar para escanteio. Na cobrança, confusão na área, a bola toca no travessão e sobra para Sérgio tocar de cabeça para o fundo das redes.

Não demorou muito para o Grêmio Osasco reagir. Aos 15 minutos, em jogada idêntica a do gol anulado, Éder lançou Dedé, que novamente tocou por cima, na saída do goleiro, anotando seu quinto gol no campeonato.

O gol osasquense não alterou o ritmo da partida. O Pão de Açúcar continuava tocando a bola de pé em pé, com toques curtos, e sempre levava perigo com sua dupla de ataque.O Grêmio Osasco, por sua vez, também chegava forte ao ataque e tentava surpreender o goleiro Washington com chutes à meia distância, aos 16 minutos com Marquinhos, aos 17 com Ferraz, aos 18 com Éder e aos 22 com João Salge (que entrou no lugar de Wander e deu mais movimentação ao ataque).

Aos 32 minutos um lance dramático: na dividida com Carlão, o atacante Eli sofreu uma lesão no tornozelo, com suspeita de fratura. Uma jogada acidental, apesar da reclamação geral da equipe do Pão de Açúcar, tanto que o volante osasquense nem foi advertido com o cartão amarelo. O jogo ficou 12 minutos parado para que o jogador fosse atendido e levado ao hospital de ambulância. Na cobrança da falta, a bola foi alçada na área e Sérgio tocou para as redes mas o árbitro invalidou o lance por posição de impedimento do atacante.

Os minutos finais foram emocionantes pois o Grêmio Osasco partiu com tudo para o ataque em busca do ponto que significaria sua classificação. Assim, o técnico Souza tirou dois defensores (Marquinhos e Wesley), substituindo-os pelos atacantes Danilo e William Lima. A ousadia foi compensada: no último lance da partida, João Salge cobrou uma falta no lado direito do ataque com bola cruzada na área. Na disputa com o zagueiro e o goleiro, Hugo Vieira desviou levemente de cabeça, o suficiente para a bola morrer dentro das redes adversárias. Um gol que garantiu o Grêmio Osasco na próxima fase e fechou com chave de ouro uma das partidas mais emocionantes do campeonato.

No próximo domingo, 13, o Grêmio Osasco enfrenta o já eliminado Osasco FC, desta feita como mandante. A partida será realizada no Estádio José Liberatti, às 10 horas.

Ficha Técnica

Pão de Açúcar: Washington, Paulinho, Max Sandro, Danilo Bastos e Ewerton; Danilo Silva, Baiano (Paulo), Piovesan e Denis. Sérgio e Rafael (Eli/Oswaldo). Técnico: Serginho Silva.

Grêmio Osasco: Leandro, Marquinhos (Danilo), Michel, Wesley (William Lima) e Éder. Carlão, Ferraz, Willames e Wander (João Salge). Dedé e Hugo Vieira. Técnico: Souza.

Local e data: Estádio Hermínio Espósito – Embu das Artes, 05/07/2008 - 15 horas.

Árbitro: Gilmar Pedroso Rocha. Assistentes: Itamar Donizete Antonelli e Francisco Reginaldo Moreira. Quarto árbitro: Ricardo de Souza Tavares.

Gols: Rafael (30’ 1T), Sérgio (10’ 2T), Dedé (15’ 2T) e Hugo Vieira (58’ 2T).

Cartões Amarelos: Piovesan, Denis, Eli e Baiano (Pão de Açúcar); Michel, Éder, Marquinho e Carlão (GEO).

Nenhum comentário: