19 abril, 2009

VITÓRIA E VAGA GARANTIDA

Neste sábado, no Rochdale, o Grêmio Osasco venceu o Olímpia por 3 a 2, com gols de Dedé, Souza e Rogerinho. Leleco, por duas vezes, descontou para os visitantes. Com os resultados dos outros jogos da rodada, a equipe osasquense assegurou sua colocação entre as oito melhores equipes do torneio e, consequentemente, sua participação na próxima fase do Campeonato Paulista de Futebol – Série A3.

Pela classificação divulgada extra oficialmente pela FPF, após o término da rodada o time osasquense ocupa a sexta colocação, com 30 pontos ganhos e só poderá ser alcançado ou ultrapassado por quatro equipes: Osvaldo Cruz, que tem os mesmos 30 pontos; Penapolense, com 28 pontos; Palmeiras e São Carlos, com 27 pontos. Supondo que o Grêmio Osasco perca a última partida, pelo primeiro critério de desempate (número de vitórias) ele não será ultrapassado pelo São Carlos, que pode igualar o número de pontos (30), mas não o de vitórias (9 contra 8).

Brigando diretamente pela vaga, Palmeiras e Penapolense se enfrentam na próxima rodada, o que faz com que um deles não consiga se igualar ao GEO, garantido a vaga ao time osasquense, mesmo que terminando em oitavo lugar.

O jogo

Como não poderia ser diferente, jogando junto à sua torcida, o Grêmio Osasco começou o jogo partindo pra cima da equipe do Olímpia. E logo aos 5 minutos criou sua primeira chance de gol. Em cobrança de falta, Dedé alçou a bola na área. Na sobra Geninho chutou mas a bola bateu no zagueiro Magrão, impedindo o primeiro gol da partida.



No minuto seguinte Andrey fez boa jogada pela direita e ajeitou para Souza bater por cima das traves. Na jogada seguinte, da mesma maneira, Dedé ajeitou para Mendes que também bateu por sobre o gol.

O troco adversário veio aos 12 minutos. Em cobrança de falta Edson Lima subiu sozinho e cabeceou. A bola cruzou toda a pequena área e saiu raspando a trave esquerda de Leandro.




Aos 17 minutos, finalmente, o primeiro gol osasquense. Pela direita, Rogerinho ganhou na velocidade dos zagueiros, entrou na área e rolou na medida para Dedé bater forte, no canto direito do goleiro Anderson. Décimo primeiro gol do artilheiro que correu para a torcida ninando sua filha, presente na arquibancada.






Sem diminuir o ritmo o time osasquense continuou pressionando e chegou ao segundo gol aos 36 minutos. A jogada começou na direita com Andrey que tocou para Geninho. Com um leve toque de letra Geninho rolou para Mendes, que foi travado pelo zagueiro. No rebote Souza roubou do zagueiro, ajeitou e bateu cruzado, sem chances de defesa para o goleiro. O ala comemorou muito seu primeiro gol no campeonato.








Antes do final do primeiro tempo, aos 45 minutos, Dedé quase amplia ao cobrar falta. O bola passou rente à trave direita de Anderson.



Sem outra alternativa, o Olímpia voltou para o segundo tempo acuando o Grêmio Osasco em seu campo de defesa. Aos 6 minutos Dobrada driblou Flávio e bateu colocado, próximo ao canto esquerdo de Leandro, que só observou a bola se perder pela linha de fundo. No minuto seguinte Carlão cometeu falta na entrada da área. Chibé rolou para Jackson que disparou. Leandro espalmou para escanteio com as pontas dos dedos.



Na cobrança a zaga retomou a bola e partiu em rápido contra ataque. Dedé lançou para Rogerinho pela direita. O atacante entrou na área, fintou o zagueiro e bateu cruzado para fazer o terceiro gol da partida.




Em tarde inspirada o ataque osasquense voltou a levar perigo aos 12 minutos, desta vez com Andrey que cortou um zagueiro e bateu por cobertura. A bola encobriu o goleiro e resvalou o travessão, antes de sair pela linha de fundo. Show no Rochdale!

A situação do Olímpia se complicou ainda mais quando, aos 16 minutos, Elias fez falta violenta em Andrey e foi mandado para o chuveiro mais cedo pelo arbitro.

Aos 20 minutos Dedé tabelou com Geninho e recebeu passe açucarado na marca de pênalti. O artilheiro ajeitou e chutou forte, mas a bola passou rente à trave direita de Anderson.




Aparentemente abatido, o Olímpia começou sua reação aos 22 minutos. Leleco foi lançado em profundidade e tocou na saída de Leandro descontando.

O gol não assustou os osasquenses, que continuaram tocando a bola com categoria. Aos 24 minutos o time chegou ao seu quarto gol. Roni carregou a bola da defesa ao ataque e rolou para Dedé chutar. A bola acertou a trave e voltou para Rogerinho que a tocou para o fundo das redes. Mas o auxiliar apontou impedimento do atacante.






Enquanto os jogadores reclamavam com o arbitro o Olímpia desceu em rápido contra ataque e Eder deixou Leleco novamente na cara de Leandro. O atacante tocou com categoria (quase um replay do primeiro gol) e causou pânico nas arquibancadas do Rochdale.

Mas o tricolor conseguiu segurar o resultado e, mesmo tomando sufoco, ainda quase ampliou no último lance da partida, quando Dedé recebeu passe de Rogerinho e bateu por cobertura.



Na próxima rodada, o onze tricolor viaja a Presidente Prudente onde, no domingo, às 10 horas, enfrenta o Oeste Paulista, que luta contra o rebaixamento.

Ficha Técnica

Grêmio Osasco: Leandro, Andrey (Roni), Saraiva, Flávio, Carlão e Souza. Jorda (Mineiro), Mendes e Geninho (Tuti). Dedé e Rogerinho. Técnico: André Oliveira.

Olímpia: Anderson, Chibé, Edson Lima, Magrão e Elias. Jorge (Dobrada), Dinho, Clayton e Jackson (Melo). Leleco e Eugênio (Eder). Técnico: Varlei de Carvalho.

Local e data: Estádio José Liberatti, 18/04/2009, 15 horas

Arbitro: Claudinei Forati Silva. Assistentes: Herman Brumel Vani e Felippe Cirillo Penteado. Quarto arbitro: Cleber Oliveira de Carvalho.

Gols: Dedé (17’ – 1T), Souza (36’ – 1T), Rogerinho (9’ – 2T), Leleco (21’ e 25’ - 2T).

Cartões Amarelos: Saraiva, Flávio, Geninho, Carlão e Mendes (GEO); Magrão, Chibé, Eder, Dinho e Jorge (Olímpia). Cartão Vermelho: Elias (Olímpia).

Nenhum comentário: