No dia 20 de abril de 2008 a equipe do Grêmio Osasco disputou sua primeira partida oficial, válida pela primeira rodada do Campeonato Paulista de Futebol – Série B. O adversário foi o tradicional Jabaquara e o palco da histórica peleja foi o Estádio Ulrico Mursa, em Santos. Aos 40 minutos do segundo tempo, Hugo Vieira completou de cabeça um cruzamento na área e fez o primeiro gol oficial da equipe osasquense.
Um ano e três meses depois, o Grêmio Osasco voltou ao mesmo estádio para a partida contra a Portuguesa Santista, pela terceira rodada da Copa Paulista. E nas mesmas traves onde aconteceu o primeiro gol histórico, Paraná e Tuti balançaram as redes ainda no primeiro tempo, decretando a vitória tricolor por 2 a 0.
O espetáculo foi prejudicado pelas fortes chuvas que caíram sobre a cidade deixando o gramado alagado. Como era impossível fazer a bola rolar, as duas equipes tiveram que se superar na vontade, o que tornou a partida tecnicamente feia, mas muito disputada.
Quem começou atacando foi a Portuguesa, logo no primeiro minuto de jogo. Zé Carlos foi à linha de fundo pela esquerda e cruzou. A bola atravessou toda a pequena área, mas o atacante Paulo chegou atrasado e não conseguiu tocá-la para o gol.
Aos 6 minutos Tuti driblou dois adversários pela esquerda e bateu forte para a defesa do goleiro Chico. Dois minutos depois Paraná recebeu lançamento dentro da área mas foi travado pela zaga, quando se preparava para chutar.
Aos 12 minutos, porém, ele não desperdiçou a chance. De fora da área acertou um tirombaço. A bola quicou na frente do goleiro e morreu dentro das redes. Primeiro gol osasquense na Copa Paulista!
O Grêmio Osasco ampliou o placar aos 39 minutos. Geninho cobrou escanteio curto para Souza, que cruzou na área. Paraná dividiu com o goleiro e a bola sobrou livre para Tuti empurrar para o gol vazio.
Tamanho foi o domínio osasquense na primeira etapa que Leandro foi um mero espectador da partida e praticou uma defesa apenas aos 44 minutos, em bola cruzada na área depois de cobrança de falta.
A Portuguesa Santista voltou melhor para a segunda etapa encurralando o time osasquense em seu campo de defesa. Mas a zaga composta por Carlão, Flávio (depois substituído por Eder) e Mendes, protegida pelos volantes Mineiro e Jorda se mostrou instransponível. Logo o ímpeto santista esfriou e o Grêmio Osasco poderia ter aplicado uma goleada histórica, não fosse os gols perdidos -- justiça seja feita -- em parte pelo gramado alagado, que dificultava o toque de bola.
Aos 14 minutos Paraná tentou o gol por três vezes. Primeiro completou de cabeça um cruzamento de Souza. O goleiro espalmou e a bola voltou para o mesmo Paraná chutar e o zagueiro salvar na linha do gol. No rebote ele chutou por cima das traves.
Aos 17 minutos Geninho foi lançado por Paraná e, já dentro da área, tocou por cima do gol, na saída do goleiro.
Jogada idêntica aconteceu aos 24 minutos com Rogerinho (que havia entrado no lugar de Tuti, com câimbras). Percebendo o goleiro adiantado, o atacante tocou por cobertura. A bola resvalou o travessão, antes de sair pela linha de fundo.
Como na primeira etapa, somente aos 40 minutos Leandro participou do jogo. Zé Carlos bateu de fora da área e o goleiro osasquense defendeu em dois tempos.
Com a vitória o Grêmio Osasco chegou à terceira colocação do seu grupo, com cinco pontos ganhos, a apenas dois pontos do líder Pão de Açúcar. O time volta à campo na quarta-feira, 29, às 15 horas, quando recebe o Juventus no Rochdale.
Ficha Técnica:
Portuguesa Santista: Chico, Douglas, Danilo, Rauan e Wellington. Leonardo (Edson, depois Denílson), Renan, Aleandro e Zé Carlos. Paulo (Said) e Hudson. Técnico: Edison Maehler.
Grêmio Osasco: Leandro, Rafinha (Wesley), Carlão, Flávio (Eder), Mendes e Souza. Jorda, Mineiro, Paraná, Geninho e Tuti (Rogerinho). Técnico: Rogério Delgado.
Local e horário: Estádio Ulrico Mursa, Santos, 25/07/09, 15 horas.
Arbitro: Wander Escardine. Assistentes: Luiz Quirino da Costa e Luciana da Silva Ramos. Quarto arbitro: Rodrigo Luiz Lopes França Pistoni.
Gols: Paraná (12 – 1 T) e Tuti (39’ – 1T).
Cartões amarelos: Flávio, Tuti, Eder e Rogerinho (GEO).
26 julho, 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário