13 janeiro, 2010

SÉRIE A2: DERROTA NA ESTRÉIA

De um lado o Noroeste, um clube com a tradição de quase um século de vida. Do outro, o Grêmio Osasco, um novato que conseguiu alcançar a incrível marca de um acesso por ano, em pouco mais de dois anos de existência. A partida marcou para as duas equipes a abertura do Campeonato Paulista de Futebol – Série A2.

No final, pesou a tradição do “Norusca” que voltou para Bauru com três pontos na sacola, após a vitória pelo placar mínimo, com gol anotado por Zé Carlos, aos 21 minutos da segunda etapa.

A partida começou com as duas equipes se estudando. Tanto que somente aos 15 minutos surgiu a primeira chance de gol. Baiano cruzou da direita e Geninho tentou a bicicleta. Mas não pegou bem na bola, que se perdeu pela linha de fundo.

As jogadas se sucediam na meia cancha, sem que as duas equipes levassem perigo aos goleiros Montibeller e Yuri (André Luís se machucou em dividida com o atacante Ugo e foi substituído).

No final do primeiro tempo, porém, o Grêmio Osasco botou pressão e por pouco não abre o placar, numa sucessão de chutes de fora da área. Aos 39 minutos Camanducaia chutou forte mas o goleiro espalmou para escanteio. Aos 40 minutos foi a vez de Geninho arriscar, mas a bola subiu e saiu por cima do travessão. No minuto seguinte Marcinho tirou tinta da trave esquerda, depois de tabela entre Ugo e Geninho. Aos 42 minutos Yuri foi obrigado a se esticar todo para mandar a escanteio um belo chute de Bruno Camargo.

Logo na primeira jogada da segunda etapa, aos 17 segundos, o arbitro errou ao não assinalar falta técnica quando Roque atrasou a bola para o goleiro, que a pegou com as mãos. Aos 3 minutos Almir Dias escapou pela esquerda, penetrou na área e carimbou a trave de Montibeller. Três minutos depois foi a vez de Marcinho assustar os osasquenses, ao concluir com um chute rasteiro tabela feita com Doda. A bola passou raspando a trave esquerda.

Aos 12 minutos Amaral (que entrou no lugar de Baiano) acertou um petardo de fora da área. O goleiro Yuri só olhou e torceu para a bola sair rente à sua trave direita. Depois deste lance o Grêmio Osasco sentiu o forte calor e o Noroeste cresceu na partida. Tanto que aos 21 minutos, após cobrança de escanteio, Zé Carlos tocou a bola para as redes, após falha de marcação da defesa.

O Grêmio Osasco criou ainda duas chances para empatar a partida. Aos 32 minutos Amaral cruzou na área. Dedé tocou de cabeça, a bola cruzou a pequena área mas André chegou atrasado e não conseguiu tocar nela. Aos 42 minutos Dedé serviu Amaral que chutou forte para Yuri espalmar a escanteio.

Finalmente, na última jogada da partida, os visitantes quase ampliam. Em contra ataque Rafael tocou por cima de Montibeller, mas a bola tocou na trave antes de sair pela linha de fundo.

Do lado osasquense, há que se destacar o espírito guerreiro da equipe, já uma marca registrada. Mesmo com o pouco tempo de treinamento (pouco mais de uma semana) o time fez um bom primeiro tempo, pressionou e poderia ter tido mais sorte, não fossem pelo menos duas intervenções do goleiro. No segundo tempo o time sentiu a falta de ritmo e calor senegalês de cerca de 30 graus.

Mas mesmo com a derrota, foi uma boa estréia. Alguns atletas jogaram improvisados, fora de suas posições de origem e percebe-se que a equipe pode evoluir, assim que todos os jogadores puderem atuar em sua plena forma física. Resta a pergunta: como conseguir que isto aconteça com jogos às quartas e domingos, sem tempo para treinamento? Quem viver, verá!

Ficha Técnica

Grêmio Osasco: Montibeller, Baiano (Amaral), Max, Mineiro, Mendes e Marcinho; Cacá, Bruno Camargo e Geninho; Ugo (André) e Camanducaia (Dedé). Técnico: Rogério Delgado

Noroeste: André Luís (Yuri), Giba, Bonfim, Geilson e Roque; Rafael Pulga, Marcinho, Júlio César e Doda (Rafael); Zé Carlos e Almir Dias (Adilson). Técnico: Amauri Knevitz.

Local e data: Estádio José Liberatti, Osasco, 13/01/2010, 16 horas

Arbitro: José Maria Ferraz Júnior. Assistentes: Márcio Jacob e Fausto Augusto Viana Moretti. Quarto arbitro: Bruno César Teixeira.

Gol: Zé Carlos (21’ – 2T)

Cartões Amarelos: Marcinho e Bruno Camargo(GEO); Giba, Rafael Pulga e Roque (N)

Nenhum comentário: